quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pedagogia do Amor

De acordo com Saviani (1980), “... a especialidade no campo educacional, como toda especialidade, só faz sentido na medida em que a área básica não seja perdida de vista...”, a especificidade da orientação e supervisão educacionais é apenas “... a divisão no plano de educação...”.
            Orientação educacional (OE) e supervisão educacional (SE) são antes de tudo, educadoras, e a finalidade de toda e qualquer ação supervisora ou orientadora é educativa.
            Se a escola é uma instituição que tem por finalidade ensinar bem a todos que a procuram, OE e SE têm por função fundamental mobilizar os diferentes saberes dos profissionais que atuam na escola, para que a escola cumpra sua função: que os alunos aprendam.
            O curso de pedagogia assim divide as tarefas referida à área básica da educação. Orientador, professor, supervisor e diretor têm o campo educacional como espaço comum, no qual exercem a especificidade de suas formações. Além disso, têm um instrumento de trabalho comum – o currículo -, entendido no sentido abrangente de tudo o que acontece na escola e que afeta, direta ou indiretamente, o processo de transmissão, apropriação e ampliação do saber acumulado pela humanidade.
            Partindo da condição comum de educadores, cada um desempenha tarefas específicas, capacitado especificamente, cujo sentido é dado pelos fins comuns. Assim, o que distingue as ações dos especialistas que atuam na escola são os meios, que ganham sentido por convergirem para o mesmo fim.
            Mas o fato destes profissionais terem uma área básica comum não significa que qualquer um dos quatro esteja capacitado para desempenhar qualquer outra das funções dos demais especialistas que não aquela para a qual foi habilitado.
            O professor é habilitado para ministrar aulas; o diretor, para administrar a escola; o orientador, para conduzir a realidade do aluno para o planejamento curricular; o supervisor, para coordenar o processo de planejamento, implementação e avaliação curriculares.
            Não importa a dimensão da escola, as funções exercida são as mesmas. Se a escola é grande vários profissionais exercerão as diversas funções, se a escola é pequena um único profissional faz tudo: ele é diretor, coordenador, orientador, telefonista etc. Entretanto, hoje, independente do tamanho da escola, observa-se uma tendência: fundir a função da Coordenação Pedagógica (CP) com a da Orientação Educacional (OE) e um único profissional é investido dessa fusão - Cenário este observado em nosso Município com a criação do TSP (Técnico de Suporte Pedagógico).
            Atualmente, a CP tem sido uma função extremamente valorizada pelas instituições educacionais. As necessidades de mudanças na educação, e a conseqüente mobilização e qualificação do corpo docente para essas mudanças, exigem um profissional com conhecimento, liderança e capacidade de planejamento, ou seja, um CP competente. Afinal ela deve ser a mestra dos mestres, aquela que planeja, transforma a intenção educativa em ação e promove a mudança. Seu alvo é a garantia da consecução das metas e objetivos educacionais da escola, mobilizando os professores, dando significado às ações estrategicamente planejadas. Sua principal função é a de coordenar, orientar e subsidiar o trabalho docente.
            A OE é o controle de qualidade da escola. Seu alvo é o desenvolvimento holístico do aluno, muito além do desempenho pedagógico. Ela considera o aluno em todos os aspectos: sociais, emocionais, psicológicos, cognitivos e motores. Enquanto a CP planeja e faz educação para “um aluno de determinada escola”, a OE faz educação para “aquele aluno daquela escola”. Ou seja, aquele aluno real, envolvido com vários problemas. A OE é muito mais analista do que estrategista.
            São duas funções fundamentais para a escola que devem e precisão ser exercidas com extrema competência. Que exigem, em vários aspectos, uma formação profissional específica e, ainda, um perfil profissional diferente.
Imagem: google
Texto: www.iesdelibras.com.br

Um comentário:

  1. O ato de educar exige comprometimento!!! Sua participação nesta oficina evidencia seu comprometimento e empenho com a educação.
    Abraços!!!

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